O PASTOR SEGUNDO JESUS (Sylvio Macri)

Jesus identificou a si mesmo como pastor no capítulo 10 do evangelho de João, e, ao fazê-lo, estabeleceu um modelo de como deve ser aquele (aquela) que ele chama e a quem diz: “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo.21.15,16,17). Sim, porque ele foi assentar-se à direita do Pai, mas deixou na terra pessoas como Pedro para continuar sua obra e cuidar as ovelhas que são dele. 
 
Nesse sentido, Paulo disse aos pastores da igreja de Éfeso: “Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho que o Espírito Santo entregou aos seus cuidados, como pastores da igreja de Deus, que ele comprou por meio do sangue do seu próprio Filho.” (At.20.28). Pedro também falou sobre isso: “”Cuidem bem do rebanho que Deus lhes deu (….) como Deus quer.” (1Pd.5.2). 
 
Portanto, se as ovelhas são de Cristo, os pastores devem cuidar delas como Cristo deseja e como ele faria. E este é o seu grande desafio, pois, como homens e mulheres falhos e fracos, precisam depender permanentemente da graça de Deus para seguir o modelo estabelecido por Cristo. E que modelo é este? Vejamos a seguir.
 
O verdadeiro pastor é o que entra pela porta, quer dizer, é conhecido, amado e seguido pelas ovelhas das quais cuida. Ele as conhece, uma por uma, pelo nome e pelas características pessoais. Ele é reconhecido como seu verdadeiro guia. Uma propriedade do animal chamado ovelha é que ele nunca segue um estranho, por isso é que Jesus diz que suas ovelhas de jeito nenhum seguirão um estranho (veja Jo.10.1-5). 
 
O verdadeiro pastor alimenta e cura suas ovelhas. Jesus diz: “O ladrão vem só para roubar, matar e destruir, mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.” Falsos pastores oprimem e destroem  as ovelhas, em vez alimentá-las e curá-las; tornam-se senhores de suas mentes e corações, para se servirem delas, em vez de sustentá-las com seu amor e cuidado (veja Jo.10.7-10).
 
O verdadeiro pastor não é mercenário, não está no ministério pastoral para ganhar dinheiro. Jesus diz: “O mercenário, que não é pastor, (….) vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge (….). O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas.” Falsos pastores visam o seu próprio bem estar, não o das ovelhas, o que podem tirar delas, não o que lhes dar. O verdadeiro pastor dá a vida para defender suas ovelhas (veja Jo.10.11-18).
 
É claro que nenhum pastor será perfeito como Jesus é, mas todos podem seguir o seu modelo.
 
Pr. Sylvio Macri