DEUS NÃO CABE NA CAIXINHA – Quarta-feira, 15/08/18

Refletindo: Jeremias 44.5
 
Nós gostamos de enquadrar Deus.
Enquadrar Deus é esperar que ele aja do modo que queremos que aja. Enquadrar Deus é fazer-lhe um roteiro para ele escrever a história seguindo esse esquema. Enquadrar Deus é limitar suas ações, de modo que ele faça sempre do mesmo modo. No entanto, Deus não pode ser enquadrado.
Quando queriam que ele os abençoasse segundo um modelo que tinham criado, Deus vai ao povo de Judá, por meio do seu profeta, e diz que o inimigo estava chegando e que eles não deveriam lutar, mas submeter-se. O povo disse: não é possível que Deus aja assim. ]
Ele vem e permite que uma pessoa querida adoeça. Nós dizemos: Deus vai curá-la. Acontece que algumas pessoas enfermas morrem. E ficamos confusos. Era esse o drama do povo de Judá: como Deus iria permitir o seu cativeiro? No esquema do povo, apesar das advertências e conselhos do profeta Jeremias, as coisas tinham de ser diferentes. Por isso, os líderes do povo resolvem as coisas ao seu modo e se exilaram no Egito, ao sul de Israel. Deus os tinha mandado ir para a Babilônia, ao norte de Israel, mas eles quiseram ir para o Egito, ao sul.
Se Deus nos manda para o norte é porque o norte é melhor para nós.

_________________________

REPRODUÇÃO — Autorizamos a reprodução deste conteúdo com a condição que seja citada a fonte nos seguintes termos: Reproduzido do site PRAZER DA PALAVRA, de Israel Belo de Azevedo, que pode ser ser acessado em www.prazerdapalavra.com.br.

plugins premium WordPress