É COMO ANDAR DE BICLETA (Sylvio Macri)

“Cresçam na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” (2Pd.3.18 – NAA)

Respondendo a um jovem irmão e amigo sobre a interpretação desse versículo, disse o seguinte:

Não vejo dificuldade quanto à interpretação desse versículo. A tradução é literal, unânime em todas as versões que consultei, e diz tudo.

O contexto (v.16) fala daqueles que não têm instrução (ignorantes) e deturpam as Escrituras. Para não serem arrastados por tais ignorantes, que Pedro chama de insubordinados, os leitores são exortados a não somente permanecerem na graça e no conhecimento de Cristo, o que está implícito, mas a crescerem nisso.

Alguém já disse que a vida cristã é como andar de bicicleta. Se o condutor parar de pedalar, ele e a bicicleta caem. Paulo, aqui citado por Pedro (v.15), disse: “Prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.” (Fp.3.12)

A graça é atmosfera natural do crente, a qual o circunda e sustenta. Por isso é natural nela crescer e o crescimento deve ser constante “até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de pessoa madura, à medida da estatura da plenitude de Cristo (Ef.4.13)

O conhecimento de Cristo nos vem pelas Escrituras (v.16), que, não sendo deturpadas, mas sendo estudadas e obedecidas verdadeiramente, nos levarão a um contínuo crescimento nesse conhecimento. Quanto mais conhecermos a (e acerca de) Cristo, tanto mais invocaremos sua graça e tanto mais será variada e acrescentada essa graça em nós.

Resumo: continue pedalando sua bicicleta. Essa bicicleta tem dois pedais – um é a graça de Cristo e o outro é o conhecimento de Cristo.

Pr. Sylvio Macri

 

   

 


 

plugins premium WordPress