ANSIEDADE (Oswaldo Jacob)

Um substantivo que denota preocupação, apreensão, medo, expectativa insegura, angústia e uma desconfiança da provisão e proteção de Deus em Cristo Jesus. É quando estamos focando os problemas, em vez de focarmos, pela fé, a suficiência de Cristo Jesus. Temos permitido que as notícias, o contexto de negatividade e o pânico provocado pelas mídias e negativistas de plantão nos controlem. Jesus nos alertou quanto ao príncipe deste mundo, às aflições (João 16.33). O Senhor Jesus já venceu e nós podemos vencer nele (Filipenses 4.13).

Segundo uma pesquisa, “sete em cada dez brasileiros estão com o medo acima do normal devido à pandemia de covid-19. Essa vulnerabilidade acelerou uma tendência nas organizações: cuidar do psicológico dos funcionários […] Gastos com doenças psíquicas chegarão a 6 trilhões de dólares até 2030” (Você RH, Out/nov-2020). Este é um sinal de alerta para que nos cuidemos e ajudemos os que precisam na perspectiva do cuidado cristão. Obedecendo aos protocolos, precisamos criar, a partir das igrejas, núcleos de compartilhamento à luz das Escrituras.

O Senhor Jesus nos deu um remédio poderoso contra a ansiedade (Mateus 6.25-34). Ele nos exorta a olharmos para os pássaros, lírios do campo e espaço sideral para observarmos como Deus trabalha para aqueles que nele esperam. Deus, nosso Pai, sustenta todas as coisas segundo a Sua soberana vontade. Por que ficamos ansiosos? Por que não confiamos no cuidado de Deus? Isto é justo? Quando ficamos ansiosos é porque estamos desconfiados de Deus e não descansamos na Sua fidelidade. A ansiedade está na contramão da confiança no Senhor que tudo pode (Filipenses 4.6,7; 13).

A ansiedade adoece as pessoas, desenvolvendo pânico. Cria um ambiente de negativismo, insegurança. As crianças que convivem com pais ansiosos tendem a ser inseguras, preocupadas e desconfiadas de Deus e das pessoas. Elas desenvolvem fobias. 

Descansar na fidelidade de Deus é o antídoto poderoso contra a ansiedade. 

Vivamos uma vida de oração, planejamento e trabalho diligente. Que tenhamos uma agenda assertiva, proativa e criativa sempre encabeçada pelo Senhor. Ele é que deve ditar a nossa agenda, depois vêm as outras coisas.

Se a ansiedade bater na sua porta, peça ao Senhor que a atenda. Ele sabe perfeitamente como eliminá-la da sua vida. 

Diga não à ansiedade e sim para a confiança na fidelidade de Deus (2 Timóteo 2.13). Ele é glorificado quando você confia e tem satisfação plena nele!

plugins premium WordPress