COMUNHÃO SEM AGLOMERAÇÃO (Lécio Dornas)

Este tempo de pandemia nos tem ensinado que é possível experimentar a “comunhão dos santos”, sem reuniões e aglomerações.
Embora abraçar, apertar as mãos,  sentar ao redor da mesa e participar de grandes eventos, sejam práticas maravilhosas, especialmente para a cultura latina, a grande verdade é que nenhuma delas é imprescindível para a verdadeira comunhão.
Temos visto comunhão sendo vivenciada e testemunhada, através de ações como:
 
1. Oração por telefone 
Ligar, conversar, ler um texto bíblico e orar com um irmão em Cristo“, pode ser importante e é revelador de interesse e cuidado. Eu só amo as pessoas por quem eu oro.
“Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” (Tg 5:16).
 
2. Gestos de cuidado 
Deixar um sanduíche, um bolo ou uma cesta de guloseimas; ou mesmo flores e um gift card na porta de um irmão em Cristo, com um cartão contendo uma mensagem de encorajamento. Fazer o bem através destes gestos de cuidado revela a existência de comunhão verdadeira. “Vós, porém, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.” (2Ts 3:13).
 
3. Mensagens que edificam
Usar seu text message ou seu WhatsApp para compartilhar breves mensagens de fé e edificação; pode ser um trecho do sermão de Domingo ou um parágrafo de um bom livro seguido de uma palavra pessoal que mostre à pessoa que recebe o quanto é importante. Esse gesto , também destaca a existência de comunhão autêntica. “Confortai-vos e edificai-vos uns aos outros.” (1Ts 5,11).
 
4. Drive-through do amor
Passar com o seu carro, sozinho ou com outros irmãos em seus carros, em frente à casa e acenar para um irmão que aniversaria ou que teve alta do hospital; também de uma irmã que deu à luz etc; aqui temos mais uma forma de dizer: “somos um!” ou “Estamos juntos”.   “ e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.” (Hb 10:24).
 
Estes são alguns exemplos de como a igreja pode praticar comunhão sem aglomeração. 
 
Que o Senhor nos ajude a passar por este tempo sendo igreja na vida uns dos outros.
_____________
Lécio Dornas é autor, educador e pastor da Igreja da Família, em Orlando, FL. (Instagram @prlecio | YouTube lecio dornas).