Roteiro para Pequenos Grupos — PARA QUE A FAMÍLIA SEJA UM LUGAR DE ALEGRIA (Deuteronômio 12.1-9)

alt

Podemos ser levados por “ondas” que nos influenciam para pensar/fazer coisas contra os “decretos e ordenanças” de  Deus. Duas recentes são a pintura de unhas com diferentes na mesma mão e o uso das chamadas pulseiras do sexo. São inocentes?

NOSSO ENCONTRO: Compartilhe uma lembrança alegre da sua vida em família.

 
EXALTAÇÃO: Ler Salmo 128 e orar agradecendo a Deus por ter criado a família.
 
Período de Cânticos: Escolha cânticos que enfatizem o tema do encontro. 
 
EDIFICAÇÃO: PARA QUE A FAMÍLIA SEJA UM LUGAR DE ALEGRIA (Deuteronômio 12.1-9)
 
PERGUNTAS E RESPOSTAS
1. Deus nos deixou “decretos e ordenanças” para nossas vidas, mas a sociedade procura nos impor outros “decretos e ordenanças”. Peça a grupo que mencione alguns desses “decretos e ordenanças”.
Resposta: Livre.
 
(Sugestões:
. a felicidade deve ser buscada a qualquer preço
. a minha vida é minha; ninguém tem nada com isto
. o importante é ser feliz agora
. só nos deve interessar o que atende aos nossos interesses
 
 
2. Podemos ser levados por “ondas” que nos influenciam para pensar/fazer coisas contra os “decretos e ordenanças” de  Deus. Duas recentes são a pintura de unhas com diferentes na mesma mão e o uso das chamadas pulseiras do sexo. São inocentes?
Resposta: A pintura das unhas é inocente, mas a pulseira do sexo é maléfica, pelos riscos às meninas.
 
 
3. A Bíblia nos pede para andar na presença de Deus (verso 7). Estar na presença de Deus é estar no templo?
Resposta: O templo em que cultuamos é o santuário de Deus. Nossa casa é o santuário de Deus. Nossa vida é o santuário de Deus.
 
RESUMO
PARA QUE A FAMÍLIA SEJA UM LUGAR DE ALEGRIA
(Deuteronômio 12.1-9)
 
Este texto não é dirigido a famílias, mas ao povo em geral, como uma orientação para a vida. No entanto, os conselhos se aplicam completamente às famílias de nossos dias.
 
1. Leve cada um a sério os mandamentos de Deus (Verso 1 — “Estes são os decretos e ordenanças que vocês devem ter o cuidado de cumprir enquanto viverem na terra que o Senhor, o Deus dos seus antepassados, deu a vocês como herança”.)
Os mandamentos de Deus são recusados pelo mundo que elabora os seus próprios mandamentos. Eis alguns deles, ditos claramente ou afirmados subliminarmente:
. a felicidade deve ser buscada a qualquer preço
. a minha vida é minha; ninguém tem nada com isto
. o importante é ser feliz agora
. só nos deve interessar o que atende aos nossos interesses
 
Conforme aprendemos em Deuteronômio 10, quem leva Deus a sério é mais feliz.
 
2. Pense cada um em termos coletivos, não individuais (Verso 7 — “Ali, na presença do Senhor, o seu Deus, vocês e suas famílias comerão e se alegrarão com tudo o que tiverem feito, pois o Senhor, o seu Deus, os terá abençoado”)
É o individualismo que gera os confltos. Quando eles vêem, só há uma maneira de os resolver: um deve abrir mão, cedendo ao interesse do outro.
Entre as áreas de conflito, três merecem atenção:
. administração do dinheiro. Alguns casais praticam contas separadas, em que cada um fica responsável por um tipo de despesa. Isto gera conflito quando os recursos estão escassos. O dieal é que haja um fundo comum, para o pagamento de todas as contas, já que as despesas são de todos.
, administração do tempo. Podem surgir situações que os pais se privam de coisas para aplicar na educação dos filhos. Pode ser também que, por um tempo, um dos cônjuges pode adiar seus estudos ou empregos para o bem do outro ou da família.
. a gestão do futuro. Geralmente, os filhos pensam no presente e os pais, no futuro. É preciso um equilíbrio: os pais devem pensar também no presente dos seus filhos; os filhos devem compreender que seus sabem das coisas. 
 
3. Deixe cada um de lado a “onda” (Verso 4 –“Vocês, porém, não adorarão o Senhor, o seu Deus, como eles adoram os seus deuses”)
 
Nem todas as “ondas” são inocentes.
Esmaltes coloridos — onda ingênua
Pulseiras do sexo — onda perigosa
 
Segundo os jornais, as “escolas do Rio estão fechando o cerco contra as ‘pulseiras do sexo’, versão bem mais maliciosa da antiga ‘salada mista’ — febre entre crianças e adolescentes. As instituições começaram a alertar os pais, que estão sendo convocados como aliados na ‘queda de braço’ contra o que consideram uma perigosa brincadeira. Circular de colégio alerta até para ataques de moradores de rua a meninas na saída da aula para que pratiquem com eles o ato identificado pela cor da pulseira. E, segundo a ONG Safernet, que atua na prevenção de crimes virtuais, o jogo, que já é praticado na Internet, atrai pedófilos, interessados em aliciar menores.
A brincadeira, ainda desconhecida por muitos pais, consiste em usar pulseiras de silicone de cores variadas, cada uma representando uma ação íntima, de simples abraços a posições sexuais. Cada vez que um colega consegue arrebentar uma pulseira, tem direito a consumar a ação correspondente ao que determina o adereço, já no pulso de crianças”. (Jornal O dia, de 27/3/2010. http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/3/escolas_em_alerta_contra_as_pulseiras_do_sexo_71745.html)
 
O Colégio Franco Brasileiro, em Laranjeiras, Rio de Janeiro (RJ), enviou uma circular aos alunos nos seguintes termos: “Fomos informados por pessoas da nosssa comunidade escolar que muitos de nossos alunos estão usando pulseirinhas coloridas, nova moda entre crianças e adolescentes, no interior das quais estão escritos “prêmios”, tais como beijos, abraços e outros de natureza afetiva e até mesmo sexual, a serem pagos, quando elas arrebentam. Soubemos, inclusive, que há “estranhos” na rua que puxam essas pulseiras do braço das meninas, obrigando-as a praticarem com eles as ações correspondentes aos ditos “prêmios”. 
Extremamente preocupados com o fato, nós o estamos informando ao Sr(a)., solicitando-lhe providências no sentido de evitar que seu (sua) filho(a) use esse adorno que pode causar tantos problemas a todos nós”. (Disponível em
 
4. Procure cada um viver na presença de Deus (Versos 5 a 7 — “Mas procurarão o local que o Senhor, o seu Deus, escolher dentre todas as tribos para ali ôr o seu Nome e sua habitação. Para lá vocês deverão ir e levar holocaustos e sacrifícios, dízimos e dádivas especiais, o que em voto tiverem prometido, as suas ofertas voluntárias e a primeira cria de todos os rebanhos. Ali, na presença do Senhor, o seu Deus, vocês e suas famílias comerão e se alegrarão com tudo o que tiverem feito, pois o Senhor, o seu Deus, os terá abençoado”.
 
O templo em que cultuamos é o santuário de Deus.
Nossa casa é o santuário de Deus.
Nossa vida é o santuário de Deus.
 
Uma vida na presença de Deus começa em casa e continua em dasa. Por isto, cada um deve se empenhar na formação espiritual do seu familiar (filho, irmão).
Os pais devem ser esforçar para que seu filho seja instruído nos mandamentos de Deus. Há vários meios para isto. Dois deles são: conte histórias para seu filho. Leve-o à igreja. Confira se o programa na igreja é bem desenvolvido.