A PERGUNTA
Sendo perguntado sobre o porquê de tantas igrejas, procurei responder dizendo que assim como um Pais necessita de suas forças armadas (Exército, Marinha e Aeronautica) para sua defesa contra ataques inimigos, a Igreja de Cristo é composta de diversas denominações que agem como forças armadas, cada uma com seu estilo, mas fundada na Palavra e em Cristo, para lutar contra o inimigo de Deus.
UMA RESPOSTA
A unidade da Igreja é um desejo de Jesus Cristo para sua Igreja. Em João 17.20-26, ele ora por unidade. Nossas divisões são uma vergonha para o cristianismo, fazendo com que muitos não creiam. Temos que ser honestos e admitir nossas fragilidades. Muitas igrejas surgem tão-somente para satisfazer interesses que não são o Reino de Deus. Precisamos do dom discernimento. Precisamos pedir perdão por não vivermos o cristianismo como ele deve ser vivido.
As denominações evangélicas devem reconhecer o mal da falta de unidade e se empenhar para que haja unidade, com respeito e cooperação, porque o alvo de todas é pregar o evangelho todo ao homem todo em todo lugar, para fazer discípulos de Jesus Cristo. Todas as divergências (sobretudo de interpretação) devem ser colocadas em plano secundário. O que é a verdadeira é a Palavra de Deus, não as nossas interpretações dela, que mudam mas ela permanece para sempre. Isto não quer dizer que não devamos discernir o que é falso do que é verdadeiro, mas com humildade (podemos estar errados) e respeito (como gostaríamos que nos respeitassem).
A unidade precisa começar na igreja local. Recomendo a leitura da seguinte mensagem: A UNIDADE E SEUS INIMIGOS..