A história de Missões Nacionais é muito linda. Ao longo desses 115 anos, Deus levantou muitos líderes, pessoas cheias da graça de Deus, que influenciaram na sua época, na sua geração, e continuam influenciando na nossa geração. Eu mesmo sou influenciado pela visão e pelas ações daqueles líderes que vieram antes. Eles foram muitos. Um deles foi o Pr. Lewis Bratcher, que ficou 28 anos como diretor de Missões Nacionais. É uma pessoa de grande influência na visão missionária dos Batistas. O trabalho de conscientização, de promoção missionária, de formação de líderes e de engajamento das igrejas que ele realizou foi tremendo.
Até então, Missões Nacionais tinha diretores que ficavam, normalmente, um ano e, na assembleia seguinte, era eleito um novo diretor. O Pr. Lewis Bratcher foi o diretor que mais tempo ficou em Missões Nacionais e, quando a gente lê “O Apóstolo do Sertão”, que é uma biografia escrita por Ruth Mathews, sobre o Pr. Bratcher, a gente pode encontrar a dimensão da importância do período de gestão desse servo do Senhor.
Sua liderança foi marcada pelo avanço na formação de líderes; pelo envio de missionários aos povos indígenas; pelo trabalho missionário de relevância e transformação social, como o trabalho na colônia de Hanseníase, no Pará; e pelo trabalho com os sertanejos, por exemplo. Além disso, destaco a paixão missionária de Bratcher em envolver as igrejas no sustento da obra e nas campanhas missionárias.
Nesses 115 anos, Missões Nacionais precisa celebrar a glória de Deus e agradecer por tudo o que Ele fez até aqui. Precisamos também celebrar e reconhecer o trabalho de todas as lideranças, porque elas tiveram uma importância muito grande na nossa história e, como eu já disse, nós somos o que somos, porque gigantes vieram antes de nós. Missões Nacionais tem uma história extraordinária.
*Trecho do texto do Pr. Fernando Brandão, Diretor Executivo da Junta de Missões Nacionais, para a 286ª edição da revista A Pátria Para Cristo
Quer saber mais? Acesse: www.missoesnacionais.org.br e leia a matéria: Os impactos das antigas lideranças na obra missionária em 2023, disponível, na íntegra, na 286ª edição da revista A Pátria Para Cristo. Venha conhecer mais sobre a nossa história!
Texto: Redação de Missões Nacionais