Efésios 4.30: NÃO ENTRISTEÇAMOS O ESPÍRITO SANTO

Pregado na Igreja Batista Itacuruçá em 2004.

1. INTRODUÇÃO

Você fica triste com quem não o ama? Não, só nos entristecemos com quem amamos.
Seu comportamento entristece a alguém que não ama você? Não, só entristecemos a quem amamos.
O Espírito Santo é alguém que ama você. É este Espírito que não deve ser entristecido.
Entristecer é provocar dor, ferir, causar tristeza, desapontar..
É triste saber que nós podemos deixar Deus triste. E o mais triste é saber que nós o fazemos…
A Bíblia nos pede: Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção (Efésios 4.30).

2. QUANDO ENTRISTECEMOS O ESPÍRITO SANTO

Entristecemos o Espírito Santo quando:

2.1. Entristecemos o Espírito Santo quando vivemos como se Ele não existisse.
Se não desprezamos teologicamente, nós o desprezamos existencialmente.
Entristecemos o Espírito Santo quando falhamos em reconhecer Sua presença em nós. Andamos com o Espírito, mas não no Espírito. Fazemos como os discípulos de Jesus em Emaús… Entristecemos o Espírito Santo quando falhamos em viver cada momento na consciência de que está conosco.

2.2. Entristecemos o Espírito Santo quando ignoramos que Ele nos sela para uma vida santa até a redenção final.
O Espírito Santo não só está em nós, como Sua presença nos sela para o dia da redenção. Ser selado com o Espírito Santo significa que o Espírito Santo vai nos guardar até o dia final da redenção. Foi o Seu poder que nos levou ao arrependimento. É o seu poder que nos guarda na fé. O Espírito é nosso guardião. Ele é a garantia de nossa redenção. (HAAK, Carl. Grieve Not the Spirit of God. Disponível em http://www.prca.org/refwitness/1997/1997may25.html).
Muitos ficamos felizes com o selo para o dia da redenção e nos esquecemos de “exibir” este selo agora.
Outros achamos que a vida santa que levamos, ou achamos levar, decorre de nosso esforço, não da marca do Espírito Santo.
Entristecemos o Espírito Santo ao fazer aquilo que não é santo. Quando pecamos, nós entristecemos o Espírito Santo.
Quem entristece o Espírito Santo não perde a salvação, mas perde o poder do Espírito sobre a sua vida.

2.3. Entristecemos o Espírito Santo quando deixamos de seguir a sua liderança
Quando deixamos de andar no Espírito, vamos atrás do nosso temperamento, e não atrás do temperamento do Espírito Santo. O caráter dEle é amor. Quando ele não vê o amor em ação, ele fica triste.
Vamos atrás do conselho das trevas, e não atrás da orientação do Espírito Santo. Então, não fazemos sua vontade, mas executamos a nossa.
Vamos atrás dos nossos vícios, sem lhes resistir, e não atrás das virtudes que o Espírito Santo pode desenvolverem nós.

2.4. Entristecemos o Espírito Santo quando recusamos aceitar que o que somos, o que temos e o que fazemos é ação dEle em nós.
Há uma doença atingindo cristãos e não-cristãos e esta doença tem um nome: auto-suficiência. O auto-suficiente resiste ao Espírito Santo que passa a ter um papel secundário em suas vidas, depois da propalada força da mente, da força do caráter e da força do corpo.
A enfermidade é antiga. O profeta Isaías (Isaías 63), oito séculos antes de Cristo, advertiu o povo de Israel contra ela. Escreveu ele: Falarei da bondade do Senhor, dos seus gloriosos feitos, por tudo o que o Senhor fez por nós, sim, de quanto bem ele fez à nação de Israel, conforme a sua compaixão e a grandeza da sua bondade. Em toda a aflição do seu povo ele também se afligiu, e o anjo da sua presença os salvou. Em seu amor e em sua misericórdia ele os resgatou; foi ele que sempre os levantou e os conduziu nos dias passados. Apesar disso, eles se revoltaram e entristeceram o seu Espírito Santo (Isaías 63.7, 9, 10).

Paremos de entristecer o  Espírito Santo.
Não tenhamos o hábito de entristecer o Espírito Santo.

3. COMO PODEMOS ALEGRAR O ESPÍRITO SANTO?

Podemos alegrar o Espírito Santo?
No Antigo Testamento, Deus é apresentado com um Deus que se alegra. Sofonias convida o povo à festa nos seguintes termos: O Senhor, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar. Ele se regozijará em você; com o seu amor a renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria (Sofonias 3.17).
Pouco depois dele, Jeremias descreve o Senhor como um Deus que se aborrece e se alegra.
Certamente eu os reunirei de todas as terras para onde os dispersei na minha ardente ira e no meu grande furor; eu os trarei de volta a este lugar e permitirei que vivam em segurança. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. Darei a eles um só pensamento e uma só conduta, para que me temam durante toda a sua vida, para o seu próprio bem e o de seus filhos e descendentes. Farei com eles uma aliança permanente: Jamais deixarei de fazer o bem a eles, e farei com que me temam de coração, para que jamais se desviem de mim. Terei alegria em fazer-lhes o bem, e os plantarei firmemente nesta terra de todo o meu coração e de toda a minha alma. Sim, é o que farei (Jeremias 32.37-41).
No Novo Testamento, Pedro recorda o batismo de Jesus em termos bem evangélicos: Ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando da suprema glória lhe foi dirigida a voz que disse: “Este é o meu filho amado, em quem me agrado” (2Pedro 1.17).

3.1. Alegramos o Espírito Santo tendo consciência dos nossos pecados.
Uma vez que um dos ministérios do Espírito Santo é nos convencer do nosso pecado, nós o alegramos quando deixamos que Ele nos convence dos nossos pecados, tanto o pecado essencial — de resistir ao Seu convite para uma vida nova — quanto os pecados do dia a dia, cuja lista é longa.

Se você ainda não se deixou convencer pelo Espírito Santo que precisa ser salvo, deixe-se agora. Se você não está salvo, você está perdido e continuará perdido, isto é, sem a direção segura de Jesus Cristo para a sua vida, sem a salvação em Jesus Cristo para a sua vida presente e para a sua vida futura. Deixe Jesus salvar você. Neste instante, o Espírito Santo está soprando no seu coração, dizendo: “Aceite que você precisa ser livre de toda a sua culpa e Jesus liberta você de toda a culpa, pois foi por isto que Ele morreu na cruz”.

Se você não tem sido incomodado pelo Espírito Santo pelos seus pecados, tem algo errado com você. Você não tem deixado o Espírito Santo convencer você do seu erro. Todos nós pecamos, mas todos precisamos ir além desta compreensão. Precisamos confessar os nossos pecados.

3.2. Alegramos o Espírito Santo progredindo na vida cristã.
A vida cristã é progresso. Em certo sentido, a cada dia nos convertemos.
Amanhã precisamos ser crentes melhores que ontem. Se eu lhes perguntar: “Você é hoje mais santo do que ontem”, qual será a sua resposta?
No entanto, em muitos de nós ontem houve calor, quando hoje há frieza.
Um dia estiveram cheios do Espírito Santo, mas hoje estão vazios dEle.

3.3. Alegramos o Espírito Santo sendo cheios do Espírito Santo.
Só viveremos felizes se formos cheios do Espírito Santo.
Ser cheio do Espírito Santo significa essencial experimentar uma grande alegria em Deus. O sentido fundamental de ser cheio com o Espírito é ser cheio com a alegria que vem de Deus e transborda numa canção. Depois de uma forte oposição, narra o historiador Lucas, os discípulos continuavam cheios de alegria e do Espírito Santo (Atos 13.52). (PIPER, John. Be filled with the Spirit. Disponível em http://www.soundofgrace.com/piper81/030881m.htm). Na verdade, o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Romanos 14.17).
Se é verdade, como a Bíblia nos ensina, que “a alegria do Senhor é a nossa força” (Neemias 8.10), também é verdade que haverá poder nesta alegria em termos de vitória sobre os pecados do dia a  dia e de ousadia no testemunho, porque uma das marcas de uma pessoa cheia com o Espírito é que ela é tornada forte para testemunhar em meio à oposição (Atos 4.8; 7.55; 13.9). Além de poder, haverá brilho nesta alegria, porque “o Espírito que nos enche é o Espírito da alegria que flui entre Deus o Pai e Deus o Filho por causa do prazer que têm um no outro”. (PIPER, John, op. cit.) Além de poder e brilho, haverá amor nesta alegria, que nos fará amar como Deus ama.
Como ser cheio do Espírito Santo?
O caminho para ser cheio com o Espírito começa na confiança em que o Deus da esperança realmente reina e continua na certeza que Ele governa o mundo por você e por todos aqueles que confiam em Sua palavra. Quem crê assim será cheio com o Espírito Santo e com alegria”. (PIPER, John, op. cit.)
Nós alegramos o Espírito Santo quando nos alegramos nEle.
Procuremos alegrar o Espírito Santo.

4. CONCLUSÃO

Qual é o nosso desejo? Entristecer o Espírito Santo ou alegrar o Espírito Santo?
O Espírito Santo nos ama. Por isto, Ele tem um forte ciúme do que há em mim que não seja Ele ou que não provenha dele (Tiago 4.5)
O Espírito Santo nos ama. Por isto, Ele deseja produzir o bom fruto nos cristãos, fruto de palavras cheias de graça.

Compre o comentário bíblico da carta aos Efésios

plugins premium WordPress